Dormir com seu cachorro pode não apenas melhorar o sono, como também trazer benefícios para o corpo e mente. Um estudo publicado na Frontiers in Psychology (2019) mostrou que o contato físico com os cães libera ocitocina, o famoso “hormônio do amor”. Isso diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e traz uma sensação instantânea de relaxamento e bem-estar.

Dormir com seu cão também fortalece o vínculo emocional entre vocês, deixando pet e tutor mais próximos. Estudos da Sleep Health Journal(2021) demonstraram que a presença do cachorro na cama pode reduzir pesadelos e melhorar o descanso. Um outro estudo americano feito em 2018(Human-Animal Interaction Bulletin) revelou que a presença do dono reduz significativamente os níveis de ansiedade nos cães. Ao dormir com ele, cria-se um ambiente mais acolhedor para o seu bichinho.

Além disso, cães que têm um vínculo forte com seus donos, especialmente através do contato físico, tendem a ser mais equilibrados emocionalmente e menos propensos a desenvolver problemas de comportamento, segundo um estudo publicado no Journal of Veterinary Behavior (2019).

A produção de ocitocina melhora o vínculo emocional, como promove um estado geral de bem-estar. Os humanos e os cães têm a produção desse hormônio quando interagem fisicamente, o que resulta em uma sensação de prazer e tranquilidade.