Atleta que foi constrangido por Rodrigo Bocardi ao vivo se manifesta após demissão do Jornalista
O apresentador foi desligado nesta quinta-feira (30) por "descumprir normas éticas do jornalismo"

Com o anúncio da demissão do jornalista Rodrigo Bocardi da TV Globo, internautas relembraram uma acusação de racismo feita contra ele em 2020, durante uma interação ao vivo no programa Bom Dia São Paulo.
O episódio ocorreu em fevereiro de 2020, enquanto Bocardi conversava ao vivo com um repórter que fazia uma matéria no clube Pinheiros, em São Paulo. Durante a transmissão, a equipe entrevistou um jovem frequentador do clube. No entanto, Bocardi questionou se ele estava no local para “catar as bolinhas na quadra de tênis”, e o jovem respondeu que, na verdade, era atleta do clube.
A interação viralizou na época e voltou a repercutir agora nas redes sociais. O atleta Leonel Diaz, alvo do comentário do jornalista, reagiu ao caso com bom humor. “Todo ano volta! Acho que vou cobrar pela minha imagem”, brincou. Por outro lado, muitos internautas criticaram a postura de Bocardi. “Isso é um exemplo claro de racismo estrutural, galera!”, comentou um seguidor no Instagram. “Inacreditável ele não ter sido demitido na época”, escreveu outra pessoa. “Foi tarde. Nem disfarçava o preconceito”, opinou uma terceira.
Lembram do Rodrigo Bocardi, que mandou perguntar ao atleta negro se ele estava indo pro clube recolher bolinhas? Acabou de ser DEMITIDO DA GLOBO por "descumprir normas éticas do jornalismo". Pro cara ser demitido da Globo deve ter feito uma merda enorme.pic.twitter.com/IRnJ1KXT5k
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) January 31, 2025
Na época, o caso teve grande repercussão e levou Bocardi a se pronunciar. “Os jogadores de tênis não usam uniforme, mas os pegadores/rebatedores usam: uma camiseta igual à do Leonel, com quem tive o prazer de conversar hoje. Ao vê-lo com essa camiseta, que vejo todos os dias sendo usada por pegadores/rebatedores de todas as cores de pele, pensei que ele fosse um deles. Não frequento outras áreas do clube onde outros esportes são praticados e não sabia que a camiseta era parecida”, justificou o jornalista.
Leonel Diaz também comentou sobre o episódio na época. “O assunto já foi resolvido para ambos os lados. Acredito que sim, é um assunto muito válido nos dias de hoje. Nós, como sociedade, precisamos enxergar os preconceitos à nossa volta e tentar mudar isso ao máximo”, escreveu o atleta.
A TV Globo anunciou a demissão de Bocardi na noite desta quinta-feira (30). Segundo a emissora, o motivo foi o descumprimento de “normas éticas do jornalismo da Globo”. O canal ressaltou ainda que “não comenta decisões de compliance”. Rodrigo Bocardi entrou na emissora em 1999 e, ao longo de quase 26 anos, atuou como correspondente em Nova York, além de repórter e apresentador de diversos telejornais, incluindo o Jornal Nacional.