A influenciadora digital Virginia Fonseca está no centro de uma nova polêmica judicial, desta vez por conta de uma acusação de inadimplência envolvendo a contratação de serviços em 2020. Embora conhecida por ostentar uma fortuna milionária nas redes sociais, a empresária foi processada por um montador e vendedor identificado como Cleber Salgado Masson, que afirma ter prestado serviços à influenciadora e não ter recebido o valor integral combinado.

De acordo com a ação movida no Juizado Especial Cível de Londrina, no Paraná, Cleber afirma ser credor de Virginia por meio de um título executivo de confissão de dívida, assinado há quatro anos. O contrato seria referente a mão de obra especializada, manutenção e instalação de móveis em uma sala comercial vinculada à influenciadora. O valor original do acordo era de R$ 23.480, e, segundo ele, apenas a entrada do pagamento foi quitada.

Cleber alega que só agora decidiu entrar com o processo porque não encontrava o documento que comprova a dívida. Com o título finalmente em mãos, ele pede à Justiça que Virginia seja obrigada a pagar a quantia atualizada — estimada em cerca de R$ 57 mil. Além do pagamento, ele solicita que, em caso de não quitação, a Justiça determine a penhora de bens da influenciadora e a inscrição do nome dela nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

O processo, conforme revelado com exclusividade pela colunista Fábia Oliveira, também revela que o autor da ação dispensou desde o início qualquer tentativa de conciliação. Para ele, o fato de Virginia possuir alto padrão de vida e exposição constante de seu sucesso financeiro nas redes seria motivo suficiente para que quitasse a dívida espontaneamente, sem necessidade de audiência.

Virginia, que construiu um império digital ao lado do marido, o cantor Zé Felipe, comanda hoje empresas de cosméticos, apresenta programas no SBT e está entre os maiores nomes do marketing de influência no Brasil. Nas redes sociais, costuma exibir viagens luxuosas, imóveis milionários e festas extravagantes, o que contrasta com a natureza do processo movido contra ela.