Vídeo: chefão do Comando Vermelho é preso enquanto bebia uísque na praia
Ederson tentou se passar por outra pessoa, apresentando identidade falsa, mas a tentativa foi descoberta rapidamente.
O chefe do Comando Vermelho em Mato Grosso, Ederson Xavier de Lima, conhecido como Boré, de 43 anos, foi preso na tarde de domingo (28) enquanto aproveitava uma praia de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Condenado a 18 anos de prisão por tráfico de drogas, ele estava foragido e possuía um mandado de prisão em aberto.
A captura foi realizada por agentes da 1ª Delegacia de Polícia (Praça Mauá), da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), em operação montada após troca de informações com a Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT). Boré, natural de Cuiabá, acumulava ainda outras passagens criminais por receptação, extorsão e organização criminosa.
No momento da prisão, o líder da facção estava à paisana, de short preto e boné vermelho, bebendo uísque na areia, acompanhado de três homens. Policiais civis se aproximaram discretamente e deram voz de prisão. “Rapaziada, perdeu. Todo mundo com a mão na cabeça, polícia”, anunciaram os agentes. As imagens da abordagem, registradas em vídeo, mostram Ederson demorando a reagir, o que levou um dos policiais a reforçar a ordem: “Mão na cabeça, porr@. Não tá ouvindo, não?”.
Durante a revista, os policiais exigiram documentos de identificação dos quatro homens presentes. Ederson tentou se passar por outra pessoa, apresentando identidade falsa, mas a tentativa foi descoberta rapidamente. Além de voltar ao sistema prisional para cumprir a pena por tráfico, ele também responderá por uso de documento falso.
Segundo a PCERJ, a operação faz parte de uma estratégia para impedir que o Rio de Janeiro se torne refúgio para criminosos procurados em outros estados. Após a prisão, Boré foi encaminhado à carceragem da Polícia Civil e ficará à disposição da Justiça.