O rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, deixou o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (29), após pouco mais de dois meses de prisão. A decisão que permitiu sua liberdade foi tomada na última sexta-feira (26) pelo ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que considerou insuficientes os fundamentos apresentados pela Justiça de primeira instância para manter a prisão preventiva.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), a saída ocorreu às 17h08 da Penitenciária Dr. Serrano Neves, mais conhecida como Bangu 3. O momento foi marcado por grande aglomeração de fãs, amigos e artistas do cenário do trap e do funk, como MC Poze do Rodo, MC Cabelinho, Borges e Chefin, que aguardavam do lado de fora para receber o cantor.

De cabelo preto e em clima de celebração, Oruam deixou a unidade usando uma máscara do Homem-Aranha e acenou ao público pelo teto solar de um carro. A cena provocou correria e uma motociata, que seguiu o veículo até a Avenida Brasil e depois em direção à casa de MC Poze, em um condomínio no Recreio dos Bandeirantes.

Pouco antes de sua saída, houve tumulto na porta do presídio, com relatos de confronto entre apoiadores e a polícia. Bombas de gás lacrimogêneo chegaram a ser lançadas para dispersar a multidão que aguardava ansiosa a liberação do rapper. Durante o período em que esteve detido, Oruam também foi notificado judicialmente para desocupar a mansão onde vivia havia quase dois anos, no bairro do Joá, também na Zona Sudoeste do Rio.

Oruam estava preso desde 22 de julho, acusado de tráfico de drogas, associação ao tráfico, resistência, desacato, dano, ameaça e lesão corporal. A polícia afirmou que ele teria tentado impedir uma operação contra um adolescente conhecido como “Menor Piu”, suspeito de integrar uma quadrilha especializada em roubos de veículos, o que resultou em confronto com os agentes. A prisão ganhou grande repercussão também pelo fato de o cantor ser filho de Marcinho VP, apontado como líder do Comando Vermelho, atualmente preso.