O SBT virou assunto nas redes sociais após lançar uma chamada inusitada para promover a estreia do The Voice Brasil, que acontece nesta segunda-feira (6). A emissora escolheu como estratégia fazer referência à icônica morte de Odete Roitman, que será exibida pela Globo na reprise da novela Vale Tudo, aproveitando o grande interesse do público pelo momento histórico da teledramaturgia.

No comercial exibido no último domingo (5), a locução diz: “Amanhã, dez e meia da noite, após a morte da Odete, venha se divertir com a gente no The Voice Brasil”. A ideia foi clara: atrair os telespectadores que vão acompanhar a novela na Globo para migrarem de canal logo em seguida e conferir a estreia do reality musical agora sob o comando do SBT.

A estratégia, que já foi bastante usada nos tempos de Silvio Santos, remete a uma tradição da emissora em “pegar carona” em grandes acontecimentos da concorrência para tentar chamar atenção. Nos anos 90, por exemplo, o SBT só começava a exibição de filmes de destaque após o fim do capítulo de novelas da Globo, e até o Programa do Ratinho chegou a ter chamadas que faziam referência direta ao horário nobre da rival.

Nas redes sociais, a chamada provocou reações bem críticas. “Que mico, fazendo propagando de graça”, ironizou um usuário. “Achei que tinha trocado de canal sem querer”, brincou outro. Já uma terceira debochou “Acho até coisa de perdedor, dizer ao próprio telespectadores ir assistir a novela em outro canal, igual a corneta pra segundo lugar, rebaixados!”