Em 2023, a NASA revelou uma imagem impressionante apelidada de “Mão de Deus” cósmica. Embora tenha uma aparência celestial, o fenômeno é formalmente conhecido como MSH 11-52, uma enorme nuvem de partículas energéticas no espaço. Mais recentemente, em 28 de fevereiro de 2024, a agência espacial norte-americana apresentou uma versão sonora dessa “mão” gigantesca.

Essa sonificação foi realizada pelo projeto de sonificação da Nasa, que traduz dados espaciais em sons. A iniciativa utiliza informações coletadas por telescópios em forma de sinais digitais, geralmente transformados em imagens.

Desde 2020, no entanto, a Nasa passou a explorar a conversão de dados espaciais em sons, com o objetivo de ampliar o acesso para pessoas com deficiência visual. Liz Landau, da equipe de multimídia da Divisão de Astrofísica da Nasa, explicou em um comunicado que as sonificações oferecem uma nova dimensão às imagens espaciais, tornando-as acessíveis a pessoas cegas ou com baixa visão.

Para a sonificação da “Mão de Deus” cósmica, foram utilizados dados captados pelo Observatório de raios-X Chandra (convertidos em sons que lembram cordas), pelo telescópio IXPE (com sons semelhantes ao vento) e por instrumentos astronômicos terrestres (sons sintetizados eletronicamente). Assista ao vídeo divulgada pela NASA: