Apesar de fatores como humor, beleza e inteligência estejam como critérios para a atração que sentimos por alguém, um estudo publicado na revista científica British Journal of Social Psychology aponta que a característica mais atraente em uma pessoa é a gentileza, também conhecida como “pró-socialidade”. Isso porque, a qualidade envolve ações e julgamentos que beneficiam os outros, mesmo sem influência externa e para benefício próprio.

Ainda segundo a pesquisa, a prática de ações gentis influência no nível de beleza da pessoa. “Em nível individual, praticar atos gentis e úteis, pode gerar avaliações mais favoráveis da aparênia de uma pessoa”, explica o estudo.

Para chegar a essa conclusão, a equipe realizou uma série de experimentos envolvendo 4.192 pessoas. Todos receberam fotos de passaporte de homens ou mulheres (que sorriam para as fotos), com a descrição deles. Entre elas, pontuaram diferentes traços da personalidade, onde trabalhavam, como por exemplo, trabalhar em um refeitório comunitário (é o indicador de uma pessoa gentil), qual o tipo de humor e se eram inteligentes. A partir disso, os participantes indicavam o quanto cada pessoa era atraente. Com as pontuações, pesquisadores concluíram que pessoas pró-sociais foram classificadas como as mais bonitas.

“Embora outros traços de personalidade tenham seus méritos, este estudo demonstra que a pró-socialidade influencia significativamente as avaliações de beleza mais do que outros traços positivos, como humor ou inteligência. Em nível individual, praticar atos gentis e úteis pode gerar avaliações mais favoráveis da aparência de uma pessoa”, esclarece a equipe.