Um adolescente de 14 anos queimou cinco cachorros em uma fornalha e filmou o ato para enviar os vídeos aos colegas. O episódio macabro ocorreu na cidade de Vidal Ramos, em Santa Catarina. Por meio de uma denúncia, a Polícia Civil foi até o local e encontrou o mesmo cenário mostrado no vídeo, que circula em grupos de WhatsApp, exibindo os animais gritando enquanto eram queimados.

“O pai estava trabalhando no momento em que os policiais foram até o local. Como o vídeo era de data anterior não existia flagrante, mas foi feito um boletim de ocorrência e encaminhado a Polícia Civil”, explicou o capitão da PM, Arno Senem, em entrevista à CNN.

No vídeo, o adolescente demonstra frieza ao retirar os cachorros de uma sacola e jogá-los na fornalha acesa. A polícia ainda não sabe se a iniciativa partiu do garoto. “É um processo amplo e estamos tratando de um menor. Não sei se ele fez isso por vontade própria ou foi motivado”, disse Senem.

O local chamado “Fazendinha”, onde os animais estavam, foi inaugurado no dia 12 de outubro, e o adolescente esteve presente na inauguração. Ele retornou ao local no dia seguinte para matar os animais. O caso é considerado crime de maus-tratos, mas, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o menor não pode responder criminalmente.