Áudio desmente argumento sobre divisão de seguro que Dona Ruth apresentou ao Fantástico
Depois de conversar e bloquear uma das parentes das vítimas do voo, Dona Ruth alegou para a Globo que nunca havia tido contato com as mesmas.

Um novo capítulo da polêmica envolvendo Dona Ruth, mãe da cantora Marília Mendonça, veio à tona com a divulgação de um áudio que contradiz diretamente a versão apresentada por ela em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (13). Na ocasião, ela afirmou que não teve contato com outras famílias das vítimas e que a divisão do valor do seguro de vida após o acidente aéreo que matou Marília e mais quatro pessoas teria sido determinada exclusivamente pela seguradora e pela Justiça.
No entanto, na tarde da segunda-feira seguinte (14), a apresentadora Gaby Cabrini, do programa Fofocalizando (SBT), exibiu uma gravação que compromete essa narrativa. No áudio, Fernanda Costa, viúva do produtor Henrique Bahia — um dos mortos na tragédia — aparece chorando e suplicando para que Dona Ruth interviesse na divisão do valor do seguro, pedindo que ele fosse repartido igualmente entre todas as famílias envolvidas.
“Ruth, está boa? Desculpa estar te incomodando de novo, mas daquela outra vez a gente tentou conversar e acabou que não deu. Eu soube que o pessoal da Mapfre, que é a seguradora do avião, está com o dinheiro pronto para pagar a qualquer momento. Só que o que está pegando é que um dos advogados de um dos pilotos não está aceitando que vocês fiquem com 50% e o resto seja dividido entre os outros quatro. Ruth, vim te pedir pela misericórdia de Deus… Sei que você perdeu sua filha, perdeu seu irmão, mas eu perdi o pai do meu filho. Só tenho o meu filho agora”, diz Fernanda no áudio, chorando.
Ela continua o apelo afirmando que sua situação financeira é crítica, que o filho está passando por dificuldades e que os bens deixados por Marília garantiriam conforto ao filho da cantora, Léo, enquanto o seu filho ficou desamparado. “Marília tem o Léo, tem você, tem o pai, que é cantor. Meu filho não tem ninguém, não. Ruth, pelo amor que você tem a Deus… Por favor, conversa com seu advogado, libera para todo mundo receber as partes por igual. Meu filho já está passando necessidade”, suplica.
A resposta de Dona Ruth, segundo o Fofocalizando, foi curta e direta, enviada por texto: ela afirmou que não trataria do assunto e que qualquer questão deveria ser resolvida diretamente com seu advogado. “Boa tarde. O advogado que vai resolver tudo. Não vou enumerar os tantos de problema que tenho, mas você não tem nada a ver com isso. Resolve com ele. Tô fora disso”, teria escrito. Após essa mensagem, Ruth bloqueou o contato de Fernanda.
No programa da Globo, Ruth havia dito algo bem diferente: “Nunca conversei com nenhuma das famílias sobre isso. Não tomei nenhuma decisão. Quem decidiu tudo foi a seguradora e a Justiça”. A divergência entre o áudio divulgado e o conteúdo da entrevista gerou grande repercussão nas redes sociais, alimentando ainda mais a controvérsia sobre a divisão do seguro.
O valor total da apólice do seguro de vida era de US$ 2 milhões. O avião transportava, além da cantora, o piloto Geraldo Martins de Medeiros, o copiloto Tarciso Pessoa Viana, o produtor Henrique Ribeiro (o Bahia) e o tio e assessor de Marília, Abiceli Silveira Dias Filho, irmão de Ruth. Segundo relatos de familiares das outras vítimas, Dona Ruth teria solicitado metade da quantia total, cerca de US$ 1 milhão, alegando que sua filha era “a parte mais valiosa” da aeronave.