O influenciador e humorista Carlinhos Maia se manifestou nas redes sociais após ser condenado pela Justiça de Mato Grosso a pagar R$ 200 mil por danos morais a Luiz Antônio dos Santos, de 31 anos. A condenação ocorreu devido a uma publicação feita por Maia em 2023, na qual utilizou a imagem de Luiz Antônio, que possui uma má-formação facial, para fazer uma piada relacionada a um procedimento estético que havia realizado.

Em seus stories no Instagram, Carlinhos Maia expressou surpresa com a decisão judicial e afirmou que pretende recorrer. Ele explicou que, na época, havia recebido diversas montagens de seguidores após sua cirurgia de redução de papada e, sem perceber que uma das imagens era de uma pessoa com deficiência, compartilhou-a em tom de brincadeira.

Maia alegou que estava sob efeito de anestesia e não tinha conhecimento da condição de Luiz Antônio. Após perceber o equívoco, apagou a postagem e pediu desculpas publicamente, oferecendo ajuda ao rapaz: “Um seguidor mandou pra mim e eu repostei (…) Logo em seguida apaguei, pedi desculpas, porque entendi que era uma questão congênita. Essa imagem desse rapaz é de domínio público, está na internet há muitos e muitos anos.”

Luiz Antônio dos Santos, natural de Nortelândia (MT), nasceu com uma má-formação facial decorrente do uso inadequado de fórceps durante o parto. Em entrevistas, ele classificou a atitude de Carlinhos Maia como “desumana” e “repugnante”: “É preciso respeito, acho repugnante o humor estúpido que debocha da condição física das pessoas. A pessoa faz um deboche e não vê o interior dela. Não sabe o que está passando, o que aconteceu.”