Criador digital denuncia episódio de sorofobia e anuncia processo contra ‘humorista’
A sorofobia é crime no Brasil, segundo a Lei n° 12984/2014

O criador de conteúdo e comunicador digital que vive com HIV desde 2013, Lucas Raniel, usou as redes sociais para denunciar um episódio de sorofobia que partiu dos humoristas Abner Dantas e Cassius Ogro.
O episódio aconteceu durante podcast apresentado pela dupla às vésperas do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV, Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). No vídeo de denúncia, Lucas repudiou as falas e classificou como “uma das coisas mais absurdas” que enfrentou é que tomará medidas legais contra apresentadores. “Eu não estou a fim de diálogo com essas pessoas”, desabafou Lucas.
“O HIV é só um vírus na nossa vida, e a gente vive com ele. Por mais que existam dificuldades imensas nessas vivências, estamos aqui, vivos e resistindo. Eu estou com vocês, assim como sei que vocês estão comigo”, finalizou o comunicador.
Vale lembrar que a sorofobia é crime no Brasil. Segundo a Lei n° 12.984/2014 prevê punições de um a quatro anos de prisão e multa para quem discriminar pessoas vivendo com HIV ou Aids. O Dezembro Vermelho é um campanha de lembrete da importância de iniciativas para conscientização, inclusão e respeito para quem convive com o vírus.