Humberto Martins relembrou, com um toque de crítica velada, sua experiência gravando ao lado de Jade Picon na novela Travessia, escrita por Glória Perez e exibida em 2022. Em participação no programa Lady Night, exibido no Multishow na última segunda-feira (1º), o veterano respondeu a uma pergunta de Tatá Werneck relembrando sua relação com a influenciadora digital, que interpretou sua filha na trama.

Martins destacou que, embora os atores devam seguir o que a autora determina, sempre se esforçaram para aprimorar o trabalho — especialmente no caso de Jade. “Vamos fazer o possível para melhorar, como fiz com ela: vamos melhorar, vamos aprender, vamos fazer. Ela é fofa, muito humilde, muito interessada. Tanto que, do meio da novela para frente, ela deu um salto”, comentou, numa declaração interpretada por alguns como uma crítica sutil à performance inicial da atriz.

A participação de Jade Picon em Travessia gerou grande repercussão desde o anúncio do elenco. Críticas sobre sua inexperiência como atriz e a ausência de registro profissional (DRT) foram intensas, mas Humberto Martins chegou a elogiá-la em outras ocasiões, afirmando que ela tinha talento, inteligência e poderia dar conta da personagem — inclusive afirmando que não era surpresa a escolha dela para o papel.

Em evento de divulgação da novela, o ator chegou a dizer que Jade era um “prodígio” entre atrizes jovens, com algo além do comum; que, comparada a outras, ela parecia ter já uma década de experiência, o que o surpreendia — irradiando elogios à dedicação e naturalidade dela em cena.

Na web, internautas identificaram a fala de Humberto como uma forçada gentileza em relação a atuação da jovem, a qual muitos admitem ter deixado muito a desejar: “Ele não quer dizer mas deve ter dado muito trabalho pra ajudar essa aí” escreveu uma “Só escolheram a Jade pra Travessia porque ela dá engajamento, ninguém esperava boa atuação mesmo fica tranquilo” opinou outra.