José de Abreu se manifesta após ser processado por Michelle Bolsonaro
O processo movido por Michelle Bolsonaro na Vara Criminal do Rio de Janeiro foi motivado por uma postagem feita por Abreu em fevereiro deste ano.

O ator José de Abreu se pronunciou nas redes sociais após ser processado por Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama. Em uma publicação no X (antigo Twitter), ele ironizou a situação ao afirmar: “Pronto. Agora fechou. Toda a extrema-direita me processando. Sinto-me privilegiado. Ninguém chuta cachorro morto. Mainardi, Vereza, Sabino, Bia Doria, Dallagnol, Michelle et coetera”.
O processo movido por Michelle Bolsonaro na Vara Criminal do Rio de Janeiro foi motivado por uma postagem feita por Abreu em fevereiro deste ano. Na ocasião, o ator escreveu: “Não acredito que Micheque abençoou Israel em nome de Jesus. São muito ignorantes. Impressiona”. Michelle interpretou a mensagem como uma ofensa pública e uma tentativa de ridicularizar suas crenças religiosas.
A defesa de José de Abreu argumenta que a declaração se enquadra no direito à crítica política e que o apelido “Micheque” faz referência ao episódio dos depósitos realizados por Fabrício Queiroz na conta de Michelle entre 2011 e 2016.
Este não é o único processo enfrentado pelo ator. Em 2020, ele foi condenado a pagar R$ 20 mil ao Hospital Albert Einstein por danos morais, após sugerir que a instituição teria apoiado o atentado sofrido por Jair Bolsonaro em 2018 . Além disso, Abreu foi condenado a indenizar Bia Doria, esposa do ex-governador João Doria, em R$ 50 mil por compará-la a uma vaca em uma postagem nas redes sociais .