A influenciadora Virginia Fonseca e a Savi Cosméticos, responsável pela marca We Pink, entraram na Justiça contra o youtuber Paullo R., após a divulgação de um vídeo no qual ele relata o caso de Lidiane Herculano, mulher que alega ter ficado cega após usar o produto We Drop, um fortalecedor de cílios da marca.

Segundo a ação, o objetivo é barrar a propagação de conteúdos considerados “falsos, difamatórios e caluniosos”. A defesa de Virginia afirma que a consumidora não perdeu a visão e que o vídeo de Paullo, com mais de 182 mil inscritos no YouTube, estaria promovendo um “linchamento antecipado”, sem provas que sustentem a gravidade da denúncia.

O processo, ao qual a coluna Fábia Oliveira teve acesso, informa que a consumidora não apresentou laudos médicos que comprovem o quadro de cegueira, tampouco entregou o produto para análise técnica. Virginia alega que, diante dessas recusas, não é possível determinar se houve de fato um dano e se há relação direta com o cosmético.

A influenciadora afirma ainda que Paullo se baseou unicamente na versão da cliente para produzir um conteúdo sensacionalista, com o objetivo de ganhar engajamento e monetização. A petição judicial cita que os vídeos publicados pelo youtuber foram replicados por outros criadores, como Karen Bachini, o que aumentou a repercussão do caso.

No processo, Virginia e a We Pink pedem uma liminar para que Paullo seja obrigado a excluir os vídeos e proibido de publicar novos conteúdos que possam ofender a marca ou sua fundadora. A ação solicita ainda que o Google Brasil informe os dados cadastrais do responsável pelo canal. Além da retirada do conteúdo, a influenciadora e sua empresa pedem uma indenização de R$ 20 mil por danos morais. De acordo com o processo, o valor será destinado a uma instituição de caridade.