Em crise, Elon Musk cria cemitérios de carros para Teslas não vendidos
A Tesla já utilizou estacionamentos não convencionais para armazenar veículos excedentes, incluindo pátios de shopping centers e terrenos baldios próximos às suas concessionárias.

Um estacionamento em Farmington Hills, subúrbio de Detroit, nos Estados Unidos, tornou-se um depósito improvisado para dezenas de picapes elétricas Tesla Cybertruck, consequência dos desafios enfrentados pela montadora em meio à queda nas vendas e ao acúmulo de estoque.
A situação ganhou destaque após a divulgação de um vídeo nas redes sociais mostrando os veículos estacionados no local. Desde então, o número de Cybertrucks no terreno aumentou significativamente, atraindo a atenção das autoridades municipais. O diretor de planejamento e desenvolvimento comunitário da cidade afirmou que o armazenamento de veículos não é permitido naquele terreno, e a prefeitura notificou o proprietário do imóvel, iniciando um processo de fiscalização, embora reconheça que o procedimento demande tempo.
A Tesla enfrenta dificuldades para vender o Cybertruck, modelo que inicialmente gerou grande expectativa, com mais de um milhão de reservas. No entanto, até março de 2025, menos de 50 mil unidades foram entregues, muito aquém da meta inicial de 250 mil unidades anuais. No primeiro trimestre de 2025, apenas 6.406 unidades foram vendidas, uma queda de mais de 50% em relação ao trimestre anterior.
Para lidar com o excesso de estoque, a Tesla reduziu a produção do Cybertruck e transferiu funcionários para a linha de montagem do Model Y. Além disso, a empresa ofereceu descontos de até US$ 10 mil e benefícios como “supercharging gratuito vitalício” para impulsionar as vendas, mas os resultados têm sido limitados.
A Tesla já utilizou estacionamentos não convencionais para armazenar veículos excedentes, incluindo pátios de shopping centers e terrenos baldios próximos às suas concessionárias. O estacionamento em Farmington Hills está localizado a cerca de 1,6 quilômetro de uma loja Tesla inaugurada no final do ano passado, instalada no antigo espaço da livraria Barnes & Noble.
A empresa enfrentou barreiras legais para vendas diretas ao consumidor em Michigan até 2020, quando um acordo judicial permitiu que a Tesla operasse no estado sem intermediários. Analistas apontam que o design futurista do Cybertruck, os preços elevados e problemas de qualidade contribuíram para a queda na demanda, enquanto concorrentes como a Ford F-150 Lightning e a Rivian R1T ganham espaço no mercado.