No último sábado (26), moradores de Picos, no sul do Piauí, foram surpreendidos por um fenômeno atmosférico raro, conhecido como “arco-íris de fogo”. O espetáculo multicolorido deixou muitos assombrados e outros perplexos com a magnificência desta raridade nos céus, todos que tiveram a chance de assisti-lo, certamente foram afetados de algumas forma.

Apesar do nome, o “arco-íris de fogo” não envolve chamas. Ele se forma quando a luz do sol atravessa cristais de gelo presentes em nuvens muito altas, em um ângulo preciso de 58 graus, gerando um efeito semelhante ao de um prisma, criando-se, principalmente, em lugares mais quentes. Essa combinação de fatores resulta em uma intensa exibição de cores que lembram as de um arco-íris comum, mas com uma aparência mais ampla e horizontal.

Encantados com a raridade e a beleza do fenômeno, os moradores da região registraram e compartilharam fotos nas redes sociais, dentre os comentários estão aqueles que se assustaram com a visão, outros que o creditaram a suas devidas explicações científicas, e ainda aqueles mais sãos que alertaram para as mudanças climáticas, pauta série para a contemporaneidade:

“Os céus estão dando sinais da volta de Jesus” escreveu uma crente “Tem tanta coisa estranha aparecendo no céu, nem sabia que isso existia” se questiona um outro “Lindo fenômeno da natureza!” se alegra um terceiro “Eu fico com medo dessas coisas, o fim está próximo” responde mais um e “A natureza não aguenta mais ser explorada assim, ela grita e pega fogo até nos céus!” conscientiza um último.