A Fazenda 17: equipe de Gaby Spanic entra na justiça contra peões por xenofobia
A polêmica começou durante a formação da Roça, quando Gaby recebeu três votos: de Fernando Sampaio, Michele Barros e Martina.

A participação de Gaby Spanic em A Fazenda 17 ganhou novos desdobramentos fora do confinamento. A equipe da atriz e cantora venezuelana anunciou que vai recorrer à Justiça contra os peões Fernando Sampaio e Michele Barros, após falas consideradas xenofóbicas durante a votação da última terça-feira (30/9). Em comunicado enviado à imprensa, a assessoria da artista afirmou que não vai tolerar ofensas relacionadas à sua nacionalidade e que já estuda medidas legais.
“Em virtude dos últimos acontecimentos ocorridos dentro do reality show A Fazenda, envolvendo atitudes de xenofobia e declarações de participantes que ofenderam publicamente a cantora e atriz Gaby Spanic, informamos que medidas estão sendo avaliadas e decisões estão sendo tomadas. Gaby Spanic é uma artista internacional, respeitada e admirada em diversos países, e não toleramos qualquer tipo de desrespeito à sua trajetória, à sua nacionalidade e à sua dignidade”, diz a nota oficial.
A polêmica começou durante a formação da Roça, quando Gaby recebeu três votos: de Fernando Sampaio, Michele Barros e Martina. Os dois primeiros justificaram a escolha citando comentários da atriz sobre suposta falta de comida na sede, algo que, segundo eles, não condizia com a realidade. “O meu voto hoje vai para uma pessoa que disseminou uma ideia de que nós estávamos vivendo uma escassez nessa casa. Isso não aconteceu em nenhum momento”, disse Fernando.
Michele seguiu na mesma linha: “O Brasil ainda tem muita gente passando fome, mas aqui a gente tem abundância de comida. Criar esse tipo de polêmica não faz sentido”, declarou. Já Martina usou outro argumento: afirmou que Gaby a teria impedido de disputar a primeira Prova do Fazendeiro por não ter entendido a dinâmica e que, desde então, vinha sentindo hostilidade da venezuelana.
Ao se defender, Gaby não conteve a emoção e afirmou estar sofrendo preconceito dentro do reality por ser estrangeira. “Eu guardava isso, Dri, de verdade. Sinto que sofro xenofobia com a minha presença por ser de outro país. E isso é muito feio! Muito feio!”, desabafou diante de Adriane Galisteu. Martina, no entanto, rebateu ironicamente: “Mais uma pauta esvaziada”. A atriz seguiu firme e completou: “Vocês são brasileiros, e eu estimo muito vocês, mas eu não posso permitir que me falte respeito, nem que me levantem falso, queridinhos”.