Em novo dia de cortes, SBT demite Cilene Frias, jornalista veterana da casa
O processo de demissões teve início em agosto, com o objetivo de minimizar os prejuízos projetados para 2024

O SBT iniciou 2025 com uma reestruturação significativa em seu departamento de jornalismo sob a liderança de Leandro Cipoloni, novo diretor nacional de jornalismo contratado em dezembro de 2024. Entre as mudanças, destacam-se as demissões de Cilene Frias, chefe de redação do jornalismo em São Paulo, e da apresentadora Márcia Dantas.
Cilene, que atuava na emissora há quase 20 anos e ocupava o cargo de chefe de redação desde 2011, teve sua saída confirmada pela assessoria do SBT. Márcia Dantas, após quase uma década no SBT, também foi desligada. Em 2024, ela passou por diversos programas na emissora, incluindo o “SBT Brasil” e o “Tá na Hora”. Recentemente, apresentava o “Primeiro Impacto”.
O SBT, em nota, afirmou que as ações fazem parte de uma reestruturação conduzida por Cipoloni, visando substituir posições-chave no departamento de jornalismo. Além das demissões, a emissora tem contratado profissionais de outras redes, como Mariana Ferreira, ex-diretora de jornalismo da Jovem Pan, e Caio Piccolo, ex-diretor do “Domingo Espetacular” da Record, para cargos de chefia.
Após demissões em massa, SBT envia flores para ex-funcionários
Depois de ter passado por uma das semanas mais difíceis da emissora, e certamente uma pior ainda para seus funcionários, o SBT não teve escolha senão tentar humanizar suas demissões e enviar uma carta, seguida de flores, para os demitidos. O bilhete enviado foi redigido pela própria Daniela Beyruti aos cerca de 200 ex-funcionários.
O processo de demissões teve início em agosto, com o objetivo de minimizar os prejuízos projetados para 2024 e, ao mesmo tempo, ajustar a estrutura da emissora para 2025. Com planos de revitalizar seus programas e superar a crise de ibope que vem passando, a assessoria de emprensa também revelou o encerramento do jornal SBT News.
A carta viralizou nas redes sociais e não foi bem vista pelos internautas; leia aqui na íntegra: “A implementação de mudanças é necessária para sustentabilidade do negócio. Precisamos nos adaptar. para enfrentarmos novas realidades do mercado. Essas mudanças não são fáceis, mas infelizmente são necessárias. Queremos honrá-lo(a) e agradecer à sua dedicação ao SBT. Somos gratos e reconhecemos que você faz parte da história da televisão brasileira e desse legado. Agradecemos de coração por toda essa história construída com à sua colaboração. Com gratidão e reconhecimento, Diretoria do SBT“.
A primeira reação dos internautas foi a de críticar o processo de “Demissão Humanizada” na qual o SBT parecia debochar dos seus ex-empregados, só tomando tal atitude para não manchar sua imagem devido a alta repercussão negativa “Querido funcionário, queremos muito bem você, muito bem longe daqui” debochou uma internauta “É pra fazer o que com essas flores? Perto do Natal é pra chorar mesmo” critica outro.