Vanessa Lopes revela quase ter perdido a voz por vício em cigarro eletrônico
Além de sintomas físicos como crises de asma, falta de condicionamento e rouquidão, a influenciadora passou a sofrer com oscilações emocionais ligadas ao vício.

Vanessa Lopes, ex-BBB e influenciadora com mais de 32 milhões de seguidores, revelou em julho que quase perdeu a voz por causa do cigarro eletrônico. Em um vídeo no TikTok, a jovem de 24 anos contou que ouviu de um fonoaudiólogo a frase que mudou sua vida: “Você pode perder a sua voz”. O alerta veio após o diagnóstico de um calo nas pregas vocais em 2022, resultado do uso contínuo do vape, hábito que começou ainda na adolescência.
A criadora de conteúdo relatou que o contato com o cigarro eletrônico surgiu em 2019, durante um intercâmbio no Canadá. Longe da família e influenciada pelo grupo de amigos, enxergou no vape uma forma de liberdade. “Era tanto estilo que a galera consumia todo dia. E aí foi quando eu vi um mar de possibilidades e opções”, disse.
Na época, os dispositivos ainda não eram comuns no Brasil. O que começou em festas acabou se transformando em dependência: Vanessa passou a fumar em diversos momentos do dia — durante as aulas, depois das refeições e até no trabalho. Os reflexos vieram rápido. Além de sintomas físicos como crises de asma, falta de condicionamento e rouquidão, a influenciadora passou a sofrer com oscilações emocionais ligadas ao vício.
“Às vezes eu tinha que fazer um trabalho, mas minha voz estava rouca. E eu comecei a ficar muito agoniada”, relatou. O diagnóstico médico de que poderia perder a voz para sempre foi o ponto de virada: “No momento foi um choque para mim, porque eu não sabia se ia conseguir parar.” A decisão de mudar a fez buscar tratamento.
Vanessa passou por cirurgia para retirar o calo nas cordas vocais, iniciou acompanhamento fonoaudiológico e até aulas de canto para recuperar plenamente a voz. “Se você chega com um sermão, a pessoa não vai prestar atenção. Agora, se mostra a sua voz falhando, adolescentes e crianças prestam atenção porque ficam curiosos”, disse a famosa. Hoje, ela afirma ter recuperado a saúde física e mental, retomou a dança “Eu assumi essa responsabilidade, mudei isso na minha vida e fui atrás de conscientizar pessoas.”